O que é laparoscopia ginecológica?
A laparoscopia ginecológica é uma cirurgia na qual são feitas pequenas incisões na região do umbigo e na virilha, para a introdução de trocaters (aparelho que permite manipular e visualizar os órgãos) e uma óptica com definição full HD que transmite as imagens para uma TV, permitindo a visualização dos órgãos reprodutores internos.

Quando a laparoscopia ginecológica é recomendada?
– Diagnóstico e tratamento de Endometriose;
– Tratamento de gravidez ectópica;
– Cirurgias de cistos ovarianos;
– Tratamento cirúrgico de miomas;
– Investigação de infertilidade.

Outros detalhes:
Para a realização da laparoscopia é utilizado anestesia geral.

Como é a recuperação da laparoscopia ginecológica?
Como os cortes são muito pequenos, a cicatrização ocorre com mais facilidade e, além disso, é minimizado o risco de infecções e o desconforto no pós operatório é muito menor. Por esses motivos, uma quantidade menor de medicamentos é utilizada, tornando esse método mais vantajoso e seguro para a paciente. Outro detalhe: para a laparoscopia é usada a anestesia geral, que pode ser combinada à anestesia regional, como a raquidiana ou peridural.

O tempo de recuperação é bem rápido, entre um e dois dias, sendo que a paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia, em cirurgias mais rápidas. É importante seguir as recomendações médicas, manter repouso físico e não ter relações sexuais durante o período indicado.