Preservação da Fertilidade Feminina

Por ocasião do nascimento, os fetos do sexo feminino armazenam dentro dos ovários cerca de 2 milhões de óvulos incipientes. Ao longo da infância, em torno de 80% destes óvulos incipientes desaparecem. Quando da primeira menstruação (menarca) as meninas adolescentes contam com cerca de 300 a 500 mil óvulos imaturos. Mensalmente, entre 800 a 1000 folículos ovarianos desaparecem (sofrem atresia). Por esta razão, geralmente, em torno dos 36 anos de idade a contagem de folículos ovarianos residuais (reserva ovariana) começa a diminuir.

Existem diferentes marcadores da reserva ovariana (dosagens hormonais; contagem do número de folículos ovarianos por exame de ultrassom realizado imediatamente após o final da menstruação), os quais devem ser realizados quando se suspeita que a reserva ovariana possa estar diminuindo, como ocorre quando do aumento da idade feminina; quando da existência de doenças que comprometam os ovários (como por exemplo: endometrioma, teratoma, outros cistos volumosos permanentes nos ovários ou quando a mulher é submetida a algum tratamento cirúrgico nos ovários).

Sempre que houver necessidade de adiar o processo gestacional associado a situações que já estejam diminuindo a reserva ovariana ou que impliquem em grande risco de promover perda significativa dos folículos ovarianos residuais, está indicado a realização de punção dos ovários guiada por ultrassom para aspiração de oócitos maduros e criopreservação (congelamento) dos mesmos, pela técnica denominada vitrificação.

Na vitrificação os óvulos são expostos a um pequeno volume de crioprotetor, altamente concentrado, em uma velocidade rápida de resfriamento, impedindo a formação de cristais de gelo e danos celulares.
Os óvulos são colocados em hastes plásticas e armazenados em nitrogênio líquido a uma temperatura extremamente baixa ( 196° Celsius negativos ).

A criopreservação de óvulos é indicada nas seguintes situações:
– Preservação da fertilidade em mulheres jovens que desejam adiar a gestação
– Preservação da fertilidade em mulheres com doenças cujo tratamento (cirúrgia pélvica, quimioterapia ou radioterapia) possa comprometer a reserva ovariana
– Preservação da fertilidade em mulheres com falência ovariana precoce

Os óvulos criopreservados podem permanecer congelados durante muitos anos. A taxa de sobrevida de óvulos congelados depende da idade da mulher quando da punção dos ovários e da qualidade destes óvulos quando da aspiração.

Medidas gerais que contribuem para preservação da fertilidade feminina:
– Não fumar;
– Não consumir bebidas alcoólicas, com regularidade, principalmente destiladas;
– Manter o índice de massa corpórea próximo de 25;
– Não consumir café exageradamente (mais que 200 ml por dia);
– Praticar sexo seguro (uso de camisinha).

Preservação da Fertilidade Masculina

Espermatozoides obtidos a partir do ejaculado (masturbação) ou através de punção da bolsa escrotal (epidídimo) ou, ainda, aspirados do interior dos testículos (túbulos seminíferos), podem ser congelados e armazenados em nitrogênio líquido por tempo indeterminado (criopreservados).

Esta técnica é amplamente utilizada na preservação da fertilidade masculina, principalmente antes de vasectomia, ou anteriormente a tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos, quando a fertilidade posterior pode ser comprometida.

Previamente ao congelamento dos gametas masculinos (espermatozoides), é necessário que o homem faça alguns exames laboratoriais sanguíneos: pesquisa de HIV, hepatite B e C, Sífilis, Zika vírus e HTLV.

Alguns conselhos gerais devem ser seguidos por homens que pretendam preservar a fertilidade natural:
– Não fumar;
– Não fazer uso de drogas (maconha e cocaína);
– Não consumir bebidas alcoólicas frequentemente, principalmente destiladas;
– Manter o índice de massa corpórea em torno de 25;
– Combater o sedentarismo, no mínimo caminhando 30 minutos por dia;
– Reduzir o stress profissional;
– Fazer sexo seguro (com uso de camisinha), evitando contrair doenças sexualmente transmissíveis;
– Não transportar telefone celular no bolso da frente da calça;
– Não usar notebook/laptop apoiado sobre a pelve e bolsa escrotal;
– Evitar o uso de esteroides anabolizantes.