Para o sucesso da Fertilização assistida, todas as etapas devem estar em concordância, sendo assim, a receptividade endometrial (como o endométrio recebe ao embrião) é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento embrionário.

Para o embrião crescer adequadamente, existe um período correto, chamado janela de implantação, no qual, o desenvolvimento do endométrio corresponde exatamente à idade do embrião, com pequenas diferenças de horas. Assim dizemos que o endométrio está receptivo para o embrião, o que ocorre geralmente 5 a 7 dias após a ovulação.

Quando nos deparamos com falhas repetitivas de implantação ou aborto recorrente, enfrentamos desafios para elucidar as causas prováveis desta situação. Com o avanço das técnicas laboratoriais e genéticas, hoje podemos lançar mão de uma técnica de biologia molecular chamada ERA, que nos permite diagnosticar se o endométrio é receptivo ou não, analisando a expressão de um grupo de genes responsáveis por esta função.

O exame é realizado através de uma biópsia (extração de uma pequena amostra) endometrial, no período chamado janela de implantação (5 a 7 dias após a ovulação).

   

Um sistema computadorizado analisa a expressão de 238 genes envolvidos na receptividade do endométrio e o classifica como “Receptivo” ou “Não Receptivo”, com uma sensibilidade de 99,7% e especificidade de 88,5% (Diaz-Gimeno, et al. 2011. Fertil. Steril. 60.el-95 50-15).

Até o presente momento, este exame é indicado somente para pacientes que apresentaram pelo menos 2 ou mais falhas de implantações de embriões de boa qualidade. Ainda estão sendo realizados outros estudos para avaliar se o teste é aplicável a todas as pacientes submetidas a Fertilização In Vitro.