Mulheres que desejam engravidar, porém, que tenham sido submetidas a cirurgias onde os ovários foram removidos ou cujos ovários tenham perdido a capacidade de produzir óvulos (devido ao aumento da idade ou a realização de quimioterapia/radioterapia, no passado), somente alcançarão o objetivo de ser mãe se vierem a receber óvulos que tenham sido anonimamente doados para um Banco de Óvulos.

No Brasil não é permitido a compra e venda de óvulos. Logo, a única forma de uma Banco de Óvulos disponibilizar óvulos para uma receptora é através de um programa de Ovodoação.

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM), estipula as normas éticas para orientar a organização de programas de doação de óvulos (oócitos). O órgão determina que a doação de óvulos não pode ter caráter lucrativo – assim como a doação de leite materno, sangue, órgãos e tecidos – e ressalta que o anonimato da doadora precisa ser preservado (ou seja, a identificação da doadora e da receptora é proibida, entre as partes). As partes envolvidas num tratamento no qual se utilizam óvulos doados precisam assinar um documento denominado “Consentimento Informado” autorizando a doação e a recepção de óvulos.

Poucas são as pessoas com interesse em doar óvulos, possivelmente devido à falta de informação sobre a importância e a necessidade da doação de oócitos, apesar de a doação não acarretar nenhum prejuízo à saúde da doadora.

Para que finalidade são destinados os óvulos doados?
Óvulos doados, serão no futuro submetidos a uma fertilização in vitro, com espermatozoides do marido ou parceiro da receptora. A receptora utilizará medicamentos para preparar o seu útero para receber os embriões, resultantes da união do óvulo doado com o espermatozoide de seu marido.

Quem são as mulheres que podem doar óvulos?
As doadoras devem ter as seguintes características: menos do que 35 anos de idade, histórico negativo de doenças genéticas transmissíveis, exames laboratoriais normais (negativos) para doenças infecciosas transmissíveis (hepatite B e C , sífilis, HIV, HTLV e Zika vírus). Ainda, as doadoras não devem ter problemas em sua fertilidade e precisam estar participando de um tratamento de Fertilização in Vitro.

Deve ser informado o fenótipo da doadora ao casal receptor, sempre buscando a máxima semelhança entre as partes: altura, peso, cor da pele, cor dos olhos, cor do cabelo, textura do cabelo, tipagem sanguínea, constituição óssea, origem racial e étnica.