A raspagem cuidadosa do endométrio (camada que reveste a parte interna do útero), também conhecida como escarificação, “scratching” ou injúria endometrial é um procedimento simples realizado há cerca de 15 anos com o objetivo de aumentar as taxas de implantação do embrião no interior do útero. Na Clínica Procriar preferimos realizar este procedimento sob sedação, em ambiente seguro (Centro Cirúrgico).

O mecanismo pelo qual a injúria endometrial aumenta a taxa de implantação do embrião permanece não totalmente esclarecida. Os pesquisadores acreditam que a remoção cuidadosa da camada superficial do endométrio provoque a produção de diversos mediadores químicos, entre eles destacam-se as interleucinas, fatores de crescimento, LIF (fator inibidor de leucemias), CSF (fator estimulador de colônias), histamina, entre outros, facilitando o processo de fixação uterina do embrião.

O procedimento de injúria endometrial deve ser realizado preferencialmente no ciclo anterior ao da transferência embrionária, podendo ser realizado durante uma histeroscopia diagnóstica.

A injúria endometrial está indicada para as pacientes com falhas de implantação em ciclos anteriores de Fertilização in Vitro ou quando o endométrio permanece fino mesmo com tratamento hormonal.